top of page

Vendaval causa estragos em cidades do Litoral Norte de SP


ree

A forte ventania registrada na madrugada e manhã desta segunda-feira (28) provocou diversos estragos em municípios do Litoral Norte de São Paulo, com queda de árvores, destelhamentos, rompimento de fiações elétricas e danos em prédios públicos e residências. As cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba mobilizaram equipes da Defesa Civil e outras secretarias para atender as ocorrências e garantir a segurança da população.


Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, os ventos fortes derrubaram árvores, arrancaram telhados e causaram rompimentos de fiação elétrica. Uma das ocorrências foi o destelhamento da Escola Municipal Professor João Baptista Gardelin, no bairro Poiares. O quartel do Corpo de Bombeiros também foi atingido: o telhado foi destruído e as estruturas de janelas danificadas. A equipe retirou as viaturas a tempo, evitando danos aos veículos e equipamentos. Felizmente, não houve vítimas.


Devido às condições climáticas, a Prefeitura suspendeu as aulas nas escolas municipais por motivos de segurança, já que várias unidades foram afetadas e os deslocamentos estavam comprometidos.



ree

São Sebastião

Em São Sebastião, o vendaval causou danos desde a Costa Norte até a Costa Sul. As rajadas ultrapassaram os 80 km/h, provocando quedas de árvores, falta de energia, destelhamentos e o comprometimento de algumas estruturas públicas. Um dos casos mais graves foi no bairro Enseada, onde a estrutura do Centro de Apoio Educacional foi completamente destruída. O local já estava interditado pela Defesa Civil e um engenheiro deve emitir laudo sobre a situação.

Pelo menos uma pessoa ficou ferida e duas famílias — totalizando 18 pessoas — receberam atendimento social da Prefeitura. Equipes da Defesa Civil, Trânsito, Serviços Públicos e Desenvolvimento Social seguem mobilizadas para atender os afetados.



ree

Ilhabela

Em Ilhabela, a Defesa Civil registrou nove ocorrências relacionadas à queda de árvores e galhos nos bairros Reino, Bexiga, Perequê, Água Branca, Vila e Itapecerica. Na Rua Paulina Serafim dos Anjos, no Bexiga, a copa de uma palmeira imperial caiu sobre o telhado de uma residência. Na Vila, uma árvore de grande porte tombou sobre outra casa, que teve parte da estrutura interditada, embora não houvesse vítimas.


A Unidade Básica de Saúde da Água Branca também foi atingida pela queda de uma árvore, mas os atendimentos à população foram mantidos.


Ubatuba

Na cidade de Ubatuba, o Corpo de Bombeiros resgatou uma família de seis pessoas que estava em uma embarcação à deriva na Praia da Enseada. A situação foi causada pela forte ressaca marítima, que quebrou o bote de apoio da embarcação. O barco apresentava entrada de água e risco iminente aos ocupantes — entre eles, duas crianças pequenas. Os bombeiros contaram com o apoio de um morador local que cedeu sua chata para o resgate.


Orientações

A orientação das prefeituras é para que a população evite circular em áreas afetadas até a completa liberação das vias e que mantenha atenção redobrada a estruturas vulneráveis e redes de energia. Os órgãos de Defesa Civil seguem em alerta e monitoramento.

Comentários


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page