Irmãos concluem volta ao mundo de veleiro e são recebidos com festa em Ubatuba
- caicaraexpressao

- 19 de mai.
- 2 min de leitura

Depois de 2.630 dias navegando pelos mares do planeta, os irmãos Celso Pereira Neto, de 32 anos, e Lucas Faraco, de 29, atracaram novamente no Saco da Ribeira, em Ubatuba, na manhã de sábado (17). A chegada marca o fim de uma jornada épica de mais de sete anos a bordo do veleiro ‘Katoosh’, que passou por 52 países e cruzou três oceanos.
A aventura teve início em 5 de março de 2018, quando os dois deixaram o Litoral Norte de São Paulo rumo ao desconhecido. A primeira etapa foi pela costa brasileira, seguindo pelo Atlântico Sul até alcançar o Caribe, Ilhas Virgens Britânicas, Colômbia e o Canal do Panamá. Depois, vieram destinos como Polinésia Francesa, onde passaram o maior período, Fiji, Nova Zelândia e Indonésia. O trajeto seguiu pelo temido oceano Índico até a África, de onde partiram para o retorno ao Brasil.
Criados em um barco pelos pais, a paixão por velejar começou ainda na infância.
A família, natural de Ribeirão Preto, trocou a cidade pelo mar e se estabeleceu em Ubatuba. Mesmo após os irmãos deixarem a vida embarcada para estudar, o chamado do mar falou mais alto. O sonho de dar a volta ao mundo foi colocado em prática com muito esforço — os dois passaram a oferecer passeios turísticos com o veleiro no Litoral Norte e usaram o dinheiro arrecadado para reformar a embarcação.
A ideia inicial era concluir a jornada em três anos, mas a pandemia e a vontade de viver plenamente cada lugar visitado estenderam o cronograma. Em algumas ocasiões, deixaram o barco atracado para viajar de avião a países vizinhos. A visibilidade nas redes sociais trouxe patrocinadores, o que os livrou da necessidade de trabalhar durante a jornada.
Ao longo do percurso, Celso e Lucas compartilharam o dia a dia nas redes sociais, conquistando mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e 500 mil no YouTube. A fama virtual fez com que, além de familiares e amigos, diversos fãs comparecessem ao píer em Ubatuba para recepcioná-los com festa, aplausos e emoção.




Comentários