As três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Caraguatatuba contabilizaram no primeiro semestre deste ano quase 215 mil atendimentos. O município conta com o serviço nas três regiões da cidade: Jardim Primavera (Centro), Perequê-Mirim (Sul) e Massaguaçu (Norte), sendo duas implantadas nos últimos sete anos.
Do número geral, são mais 155 mil atendimentos médicos, mais de 55 mil de pediatria e mais de 4 mil de emergência neste primeiro semestre. As unidades são administradas pela Organização Social João Marchesi.
A maior concentração de atendimentos foi na UPA Centro, com 111.355 consultas realizadas, seguido pela UPA Sul, com 66.488 atendimentos e o PA Massaguaçu, com 36.691 atendimentos.
Por dia, as unidades realizam, em média, 1,5 mil atendimentos, sendo que 50% estão concentrados na região central. São 400 profissionais que atuam nas três unidades das mais diversas áreas de atuação: médico, enfermeiros, auxiliares, administrativos, farmacêuticos, serviços gerais e técnicos.
A procura por uma das unidades hospitalares se refere as mais diferentes enfermidades, como doenças cardiovasculares, oscilação de pressão arterial, síndromes respiratórias, alergias, desconfortos estomacais, fraturas, vítimas de acidentes, serviços odontológicos, entre outros.
Outra referência é a unidade central que conta com equipamento de tomografia capaz de realizar 80 exames por dia. A tomografia computadorizada é um exame não invasivo de diagnóstico que, com imagens geradas via radiação e produzidas por computador, permite a visualização de órgãos, estruturas e tecidos de forma muito mais detalhada que uma radiografia comum.
Esse número considerável se deve em função da política adotada pela atual gestão na descentralização do atendimento. Importante ressaltar que o atendimento de urgência e emergência da Prefeitura de Caraguatatuba preconiza o que é estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que implica também no acolhimento de pacientes de outras cidades.
Comments