XTERRA movimenta Ilhabela com provas desafiadoras e pódios para atletas locais
- caicaraexpressao

- 10 de jun.
- 3 min de leitura

Ilhabela sediou, nos dias 6 e 7 de junho, uma das etapas mais emblemáticas do XTERRA Brazil Tour, que celebrou 20 anos de história no Brasil. O evento reuniu 1.505 participantes, de um total de 2.001 atletas inscritos, em um fim de semana marcado por superação, espírito esportivo e integração com a natureza.
Com provas de Triathlon, Trail Run, natação em mar aberto e corrida kids, a competição reforçou o protagonismo de Ilhabela no calendário esportivo nacional e teve caráter classificatório para os mundiais da modalidade. Enquanto os triatletas buscavam vaga para o XTERRA World Championship, na Itália, os corredores dos 21 km competiam por um lugar no mundial no País de Gales.
As trilhas técnicas, subidas íngremes, trechos de lama e as fortes exigências físicas das provas testaram o preparo dos competidores. No Swim Challenge, com percursos de 1,5 km e 3 km no mar, e na Trail Run, com distâncias de 5 km, 10 km e 21 km, a resistência foi essencial. Já o Triathlon Full manteve a tradição da competição com um percurso intenso e altamente competitivo.
Atletas locais se destacaram no XTERRA 2025, com 24 pódios conquistados em diferentes categorias de corrida e natação. Confira os resultados:
Trail Run 10K15 a 19 anos
3º lugar – Caue Amaro Rossi
30 a 39 anos
1º lugar – Rafael Ramos de Andrade
3º lugar – Maycon Braz Garcia de Almeida
50 a 59 anos
1º lugar – Altair Aguiar
2º lugar – Benedito Carlos Alves
60 a 69 anos
3º lugar – Edison Marcianni
70 a 79 anos
1º lugar – Ary Antonio de Carvalho
Trail Run 21K30 a 39 anos
1º lugar – Josemilton Ferreira dos Santos
Swim 1,5KGeral feminino
1º lugar – Valentina Vieira de Souza
2º lugar – Allyne Pacheco Torres
3º lugar – Heloisa (sobrenome não informado)
15 a 19 anos
1º lugar – Enzo Medeiros Bonassi da Silva
2º lugar – Yuri Marques Barbosa
3º lugar – Bernardo Carvalho G. Pereira
30 a 39 anos
1º lugar – Marcos Paulo de Almeira Souza
feminino 30 a 39 anos
1º lugar – Viviane Amaro
40 a 49 anos
2º lugar – Fernando Vale da Silva
PCD
1º lugar – Bruno Franco Nascimento
Swim 3K15 a 19 anos
1º lugar – Thomaz Ripani de Souza
30 a 39 anos
1º lugar – Gabriel Warren Feher
2º lugar – Daniel Lage
50 a 59 anos
2º lugar – Adriana Teresa dos Santos
3º lugar – Tatiana Dorador Martinez
60 a 69 anos
2º lugar – Harry Finger
Apoio e impacto local
Apesar do contingenciamento orçamentário imposto pelo atual decreto municipal, a Prefeitura de Ilhabela garantiu apoio ao evento, inclusive com a distribuição de 240 inscrições gratuitas para atletas locais — número inferior ao de anos anteriores, mas que possibilitou a participação de jovens e moradores.
O evento também gerou impacto social. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento, os atletas beneficiados com as cortesias da Prefeitura viabilizaram o envio de cerca de 1.300 metros de água potável para comunidades tradicionais do arquipélago. “Nossos atletas mostraram, novamente, por que Ilhabela é tão respeitada no cenário nacional. Conquistamos pódios e, ao mesmo tempo, contribuímos para causas importantes”, destacou.
Além do destaque esportivo, o XTERRA 2025 movimentou a economia local, impulsionando a rede hoteleira, o comércio e os serviços turísticos da cidade.




Comentários