Abordagem educativa orienta motoristas e pedestres na Avenida da Praia, em Caraguatatuba
- caicaraexpressao

- há 17 horas
- 1 min de leitura

Motoristas, motociclistas e pedestres que circulam pela Avenida Doutor Arthur da Costa Filho, a Avenida da Praia, em Caraguatatuba, passam a ser abordados de forma educativa a partir desta sexta-feira (23) durante uma operação conjunta da Prefeitura e do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo. A ação ocorre na altura do número 979, no período das 16h às 23h59.
A iniciativa segue ao longo do fim de semana, nos dias 24 e 25, e será retomada na semana seguinte, em 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, sempre no mesmo horário. O foco da operação é orientar a população sobre comportamentos mais seguros no trânsito em um dos trechos de maior circulação de veículos e pedestres durante a temporada de verão.
Durante as abordagens, agentes apresentam atividades educativas que buscam chamar a atenção para atitudes de risco e suas consequências. Uma delas propõe reflexões sobre responsabilidade individual no trânsito, a partir de perguntas feitas a condutores e pedestres, cujas respostas geram uma análise sobre o comportamento adotado no dia a dia.
Outra ação utiliza recursos visuais para simular situações de risco, especialmente relacionadas à mistura de álcool e direção. Com o uso de óculos que alteram a percepção, os participantes são convidados a realizar um pequeno percurso, experimentando na prática a perda de coordenação motora e a dificuldade de orientação.
A operação é realizada em um período de aumento significativo no fluxo de pessoas e veículos na orla de Caraguatatuba, quando situações de imprudência tendem a se intensificar. A proposta é priorizar a orientação e a prevenção, reforçando a importância de atitudes responsáveis para reduzir acidentes e conflitos no trânsito.




Comentários