top of page

Balanço da Polícia Civil aponta avanço no combate à criminalidade em Caraguatatuba


ree

A Delegacia Sede da Polícia Civil de Caraguatatuba, vinculada ao DEINTER 1 – São José dos Campos, divulgou um balanço das principais ações realizadas no município no primeiro semestre de 2025. Dentre os destaques, está o esclarecimento de cinco das seis tentativas de homicídio registradas no período, o que representa um índice de 90% de resolutividade. A Polícia Civil também solucionou um homicídio consumado ocorrido no mês de junho.


As investigações foram conduzidas pelo Setor de Investigações Gerais (SIG), sob coordenação do delegado titular Dr. Rodolfo Augusto, com apoio dos delegados assistentes Dr. Lucas Serra, Dra. Monique Cavalieri e Dr. Rodrigo Soares. O trabalho faz parte da nova política de atendimento do DEINTER 1, que integra a Central de Plantão de Polícia Judiciária 4.0, a Delegacia Sede e os 1º e 2º Distritos Policiais de Caraguatatuba.


Entre os casos investigados está a tentativa de homicídio registrada em 16 de fevereiro, quando um homem foi esfaqueado no pescoço dentro de uma casa noturna no bairro Travessão. A vítima sobreviveu e o autor do crime foi identificado, devendo responder por tentativa de homicídio qualificado. Outro caso, ocorrido em 27 de abril, envolveu uma vítima baleada dentro de um carro e deixada no Hospital Stella Maris. As investigações já avançaram com forte indicativo da autoria.


No dia 5 de maio, no bairro Perequê-Mirim, um menor de idade foi baleado. A Polícia Civil conseguiu identificar os envolvidos por meio de técnicas investigativas e deflagrou a “Operação Odisseu”, resultando na prisão de um adulto e na apreensão de um adolescente infrator. Já em 3 de junho, no bairro Tinga, um homem foi atingido por disparo de arma de fogo após uma discussão. O autor foi identificado e o veículo utilizado no crime localizado.


No caso mais grave do mês, um homicídio consumado foi registrado em 7 de junho, no bairro Perequê-Mirim. A vítima foi convidada pelos próprios autores para beber em uma adega e, no local, acabou sendo executada a tiros. A Polícia identificou os responsáveis, apreendeu o veículo com placas adulteradas usado no crime e localizou a arma do homicídio, que estava em posse de um dos autores, morto no dia seguinte em São Sebastião.


Outro caso ocorreu em 19 de junho, envolvendo uma briga de casal. O homem foi ferido com dois golpes de faca pela companheira, que fugiu do local e está foragida. A autora já foi identificada e responderá por tentativa de homicídio qualificado. No dia 26 de junho, no bairro Olaria, um homem foi baleado por um motociclista e conseguiu se refugiar em um mercadinho. A Polícia Civil já identificou o autor, que também responderá por tentativa de homicídio.


Além das investigações de homicídios e tentativas, a Polícia Civil registrou em junho 47 autos de prisão em flagrante, 6 apreensões de adolescentes e o cumprimento de 25 mandados de prisão temporária, preventiva e condenatória. No total, 99 investigações foram concluídas e 118 relatórios finais encaminhados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. Os crimes investigados incluem tráfico de drogas, estelionatos, furtos, roubos, lesões corporais, calúnias, injúrias, ameaças, entre outros.


A Delegacia Sede destaca que, mesmo sem visibilidade na mídia, diversos crimes são elucidados mensalmente, garantindo justiça às vítimas. O trabalho investigativo segue constante e novas operações já estão sendo planejadas para os próximos meses. Os dados completos estão disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

 

Comentários


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page