top of page

Canil municipal de Ubatuba mantém cães e gatos disponíveis para adoção responsável


O Brasil tem mais de 30 milhões de cães e gatos sem lar, segundo a Pesquisa Transparência dos Dados de Abrigo de Animais, da Medicina de Abrigos Brasil, referente a 2025. A adoção responsável é apontada como uma das principais alternativas para reduzir esse número e oferecer uma nova chance a animais que aguardam por um lar.


Em Ubatuba, a adoção pode ser feita por meio do canil municipal, que integra a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), antigo Centro de Controle de Zoonoses. Atualmente, o local abriga 28 cães e 47 gatos disponíveis para adoção.


Os interessados podem visitar o canil, localizado na rua Pedro Lucindo da Silva, s/n, no bairro da Figueira, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para realizar a adoção, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência, além de preencher uma ficha cadastral. A UVZ orienta que a decisão seja tomada com responsabilidade, já que a guarda de um animal exige cuidado contínuo e dedicação.


De acordo com a médica veterinária responsável pela UVZ, Joana Pedro, todos os animais adultos entregues para adoção saem chipados, vermifugados, castrados e vacinados, com aplicação de vacina polivalente e antirrábica. No caso de cães considerados de potencial agressivo, como pit bull, existem critérios e condições específicas para a adoção.

Parte dos animais disponíveis também pode ser conferida na página oficial da UVZ no Instagram, no endereço www.instagram.com/uvzubatuba.


A Unidade de Vigilância de Zoonoses esclarece que o canil municipal não atua como abrigo para recolhimento de animais abandonados. O atendimento é restrito a animais considerados de relevância para a saúde pública. Após avaliação e estabilização clínica, descarte de zoonoses, castração, vermifugação e vacinação, os animais são encaminhados para adoção responsável.


Além do trabalho com adoção, a UVZ atua no controle e na prevenção de doenças transmissíveis entre animais e humanos, com destaque para a vacinação antirrábica de cães e gatos. As ações incluem campanhas descentralizadas nos bairros e atendimento em posto fixo, com agendamento obrigatório pelo telefone (12) 3834-2323.


Na última quarta-feira, 22, a Secretaria de Saúde realizou a entrega de novos uniformes aos colaboradores do canil da UVZ. Ao todo, 15 funcionários receberam calça e camiseta, medida que contribui para a identificação visual e proteção durante o trabalho diário.


Casos de denúncias de maus-tratos a animais devem ser encaminhados ao Centro de Referência Animal (CRA), da diretoria de bem-estar animal, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (12) 3833-1004 ou pelo telefone (12) 3832-1002.


Comentários


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page