Caraguatatuba inaugura Padaria Artesanal e amplia ações de geração de renda
- caicaraexpressao

- há 12 minutos
- 2 min de leitura

Caraguatatuba passa a contar com um novo espaço voltado à qualificação profissional e à geração de renda com a inauguração da Padaria Artesanal, iniciativa conduzida pelo Fundo Social do município. O equipamento integra a cidade ao Projeto Padaria Artesanal, de alcance nacional, e tem como foco famílias em situação de vulnerabilidade social.
A inauguração está marcada para o próximo domingo (8), às 10h, no Centro Cultural do Morro do Algodão, e contará com a presença da segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin. A participação reforça a projeção nacional do projeto implantado no município e o alinhamento da administração local a políticas públicas de inclusão socioprodutiva.
Instalada na região sul da cidade, a Padaria Artesanal passa a oferecer capacitação em panificação artesanal, com formação técnica voltada à produção de pães, bolos e outros itens. A proposta alia qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e fortalecimento da autonomia econômica dos participantes. A estrutura implantada em Caraguatatuba conta com equipamentos completos para as atividades práticas.
Segundo Dra. Talita Carneiro, presidente do Fundo Social de Caraguatatuba, a adesão ao projeto garantiu a doação de um kit completo de equipamentos, o que viabiliza a formação prática e amplia as possibilidades de inserção no mercado de trabalho ou de geração de renda própria. A implantação da iniciativa foi alinhada a partir de experiências debatidas em encontros regionais de primeiras-damas e presidentes de Fundos Sociais realizados em 2025.
Criado em 2023, o Projeto Padaria Artesanal já está presente nas cinco regiões do país, com atuação em 16 estados e mais de 10 mil pessoas atendidas gratuitamente. Idealizado por Lu Alckmin, o programa é desenvolvido em parceria com Fundos Sociais, instituições do terceiro setor e organizações da sociedade civil, com foco na capacitação e inclusão produtiva.




Comentários