top of page

Defeso do camarão segue até 30 de abril

A pesca de camarões está suspensa até o dia 30 de abril em Caraguatatuba e em todo litoral paulista. O objetivo é proteger o período de reprodução e promover a recuperação dos estoques pesqueiros, essenciais para a cultura caiçara. A proibição passou a valer na terça-feira (28) e os pescadores podem desembarcar o estoque até 30 de janeiro. Para legalizar o transporte e a comercialização do produto, deve ser emitida a declaração até o quinto dia útil após o fim do defeso.

 

ree

A declaração é efetuada diretamente no site oficial da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/MAPA), no link https://sistemas.agricultura.gov.br/agroform/index.php/997652?lang=pt-BR. No momento da compra, os consumidores devem se atentar à procedência dos crustáceos. É importante exigir a Declaração de Estoque, documento comprobatório de que o camarão foi capturado antes de 28 de janeiro.

 

Em Caraguatatuba, os camarões branco, rosa, sete barbas, santana e barba-ruça são os mais comercializados. Recomenda-se evitar os que estiverem descascados ou com características de queimadura por congelamento, o que indica má conservação do produto.

 

Também é importante atentar-se para o cheiro do camarão, que deve ter um aroma de água salgada, sem qualquer outro odor perceptível. Quem desrespeitar a proibição da pesca dos crustáceos no período de defeso pode enfrentar sanções severas, incluindo multas e apreensão dos equipamentos de pesca, conforme Instrução Normativa Ibama nº189/2008 e a portaria SAP/MAPA nº 656, de 30 de março de 2022.

 

 

Comentários


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page