top of page

Pesquisa aponta que eventos fortalecem turismo o ano inteiro em São Sebastião


São Sebastião segue ampliando sua presença entre os principais destinos turísticos do Estado de São Paulo também fora da temporada de verão. Pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo durante o SSambinha, promovido no último fim de semana na Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, revelou que a estratégia de manter um calendário permanente de eventos tem atraído visitantes de diferentes regiões, movimentado a economia local e contribuído para reduzir os efeitos da sazonalidade.


O levantamento identificou a presença de turistas de diversas cidades paulistas e de outros estados. Além dos moradores de São Sebastião, que representaram 48% dos entrevistados, participaram visitantes da capital paulista e de São José dos Campos, ambos com 16%, além de turistas de municípios como Cotia, Valinhos, Biritiba Mirim e Botucatu. A pesquisa também registrou visitantes de Curitiba (PR), reforçando o alcance regional das ações promovidas pelo município.


Os dados mostram que os eventos também contribuem para aumentar o tempo de permanência dos turistas na cidade. Quase metade dos entrevistados (48%) permaneceu em São Sebastião durante todo o fim de semana, enquanto outros 24% ficaram entre dois e três dias. O resultado impacta diretamente setores como hospedagem, alimentação, comércio e serviços.


Outro destaque foi o fortalecimento da descentralização turística. Realizado na Costa Sul, o SSambinha atraiu principalmente visitantes hospedados ou residentes na própria região, que representaram 68% do público pesquisado. Outros 28% estavam concentrados na Região Central. O desempenho reforça a estratégia municipal de distribuir eventos por diferentes bairros, ampliando as oportunidades econômicas em todo o território.


A qualidade da programação também recebeu avaliações positivas. As atrações musicais alcançaram índice de aprovação máxima de 96%, enquanto a estrutura do evento foi considerada ótima por 88% dos entrevistados.

Para o prefeito Reinaldinho Moreira, os números demonstram a importância dos eventos para o desenvolvimento econômico e turístico do município.


“Os resultados confirmam que os eventos cumprem um papel estratégico na atração de visitantes, na ampliação do tempo de permanência dos turistas e na movimentação da economia local. Estamos fortalecendo um calendário capaz de gerar fluxo turístico durante os 12 meses do ano, valorizando todas as regiões da cidade e ampliando as oportunidades para o setor”, destacou.


Tradicionalmente reconhecida pelas praias e pela forte movimentação durante o verão, São Sebastião vem consolidando uma agenda permanente de atividades culturais, esportivas, gastronômicas e de entretenimento. A proposta é fortalecer o turismo durante todo o ano e ampliar a competitividade do município como destino turístico.


Com 53 praias distribuídas ao longo de mais de 100 quilômetros de litoral, áreas preservadas de Mata Atlântica, patrimônio histórico, gastronomia diversificada e um calendário cada vez mais robusto de eventos, São Sebastião reforça sua vocação turística e amplia as oportunidades de desenvolvimento sustentável para a cidade.

Comentários


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page