Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos registra crescimento em visitações no primeiro semestre de 2025
- caicaraexpressao
- há 7 dias
- 2 min de leitura

O primeiro semestre de 2025 marcou novos recordes no monitoramento de visitação no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos. Com 16.644 visitantes - um aumento real de 34,32% em relação mesmo período no ano anterior, contabilizou público espontâneo, visitas educativas ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), atividades da Videoteca Lúcio Braun, sala pedagógica e eventos culturais diversos.
Os números confirmam a tendência de expansão e consolidação do Polo como referência cultural no município.
O crescimento é também evidente no setor educativo do museu, que realizou 1.334 atendimentos no primeiro semestre de 2025. Em 2024, foram 636 - apontando o aumento de 110,06%.
Foram realizadas 52 visitas educativas, com 36 instituições públicas, resultado expressivo devido à parceria com o Governo Municipal por meio da Secretaria de Educação (Seduc), que volta a disponibilizar transporte escolar para que as unidades de ensino participem das atividades no museu, uma política pública de acesso ampliado que contribuiu significativamente para o fortalecimento das visitas pedagógicas ao espaço.
Outro diferencial é a atuação comprometida dos mediadores culturais e contadores de histórias, que enriquecem as experiências no museu, aproximam o público das exposições, promovem diálogos significativos e estimulam a construção de repertórios culturais diversos por meio de mediações sensíveis, escuta ativa e narrativas acessíveis.
As ações reforçam o caráter pedagógico e educacional da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc), cumprindo com a missão institucional de democratização do acesso à Cultura por meio de suas ações.
Projetos audiovisuais de cineclubes, assim como oficinas, eventos e encontros artísticos no Polo também fortaleceram o vínculo da população com o espaço.
“O museu é um núcleo cultural com ações para além da expografia, onde diferentes grupos podem vivenciar a arte e a história de diversas formas, o que despertam o interesse, o afeto e o cuidado pelo Patrimônio de nossa cidade”, A parceria com a Secretaria de Educação viabilizando o transporte, amplia grandemente o acesso dos estudantes ao museu”, frisa Edna do Espírito Santo de Assis, assessora técnica do Polo Cultural.
Comments