Programa Bombeiro na Escola forma 770 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba
- caicaraexpressao

- há 24 horas
- 2 min de leitura

Um total de 770 estudantes de 11 escolas da rede municipal de ensino de Caraguatatuba recebeu medalhas pela conclusão do Programa Bombeiro na Escola durante cerimônias realizadas na semana passada. A iniciativa é desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Criado no município em 2019, o programa promove a formação de crianças e adolescentes em temas relacionados à prevenção de acidentes, segurança e preservação da vida. Participam estudantes dos 4º, 5º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
As atividades incluem aulas teóricas e práticas adaptadas para cada faixa etária. Os alunos do Ensino Fundamental I recebem orientações sobre acionamento correto do Corpo de Bombeiros, prevenção de acidentes domésticos, combate inicial a princípios de incêndio, procedimentos de evacuação e prevenção de afogamentos.
Os estudantes do Ensino Fundamental II aprendem técnicas de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar (RCP), atendimento em casos de engasgamento, crises convulsivas e hemorragias, além de receberem orientações sobre segurança com gás de cozinha, prevenção de acidentes com pipas e conscientização sobre desafios perigosos disseminados pela internet.
Segundo o instrutor do projeto e representante do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros de Caraguatatuba, Cabo PM Silva Costa, os conhecimentos adquiridos pelos estudantes já contribuíram para salvar vidas.
“Dias atrás, uma das crianças que se formaram conosco, de 13 anos, nos procurou para relatar uma ocorrência em sua residência. O irmão mais novo se engasgou e, graças aos conhecimentos adquiridos durante as aulas, ela conseguiu realizar os procedimentos adequados e salvar a criança. Histórias como essa demonstram a relevância do programa e reforçam que estamos cumprindo nossa missão”, relatou.
Presente na cerimônia realizada no Perequê-Mirim, o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã dos estudantes. “Investir na formação das nossas crianças é investir no futuro de Caraguatatuba. O Programa Bombeiro na Escola vai além do ensino de técnicas de prevenção e segurança. Forma cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para cuidar de si, do próximo e da comunidade”, afirmou.
Com o lema “Zelar pela vida, pelo meio ambiente e pelo patrimônio”, o Programa Bombeiro na Escola já ultrapassou a marca de seis mil alunos formados no município desde sua implantação.
As solenidades reuniram estudantes, familiares, educadores e autoridades municipais, celebrando mais uma etapa do programa que busca fortalecer a cultura da prevenção e da cidadania entre as novas gerações.




Comentários