top of page

Índice de fluência leitora em Ilhabela sobe para 6,4 e amplia número de alunos leitores no ciclo avaliativo


A rede municipal de ensino de Ilhabela registrou em 2025 aumento no Índice de Fluência Leitora (IFL), que passou de 4,5 para 6,4 ao final do ciclo avaliativo, indicador que mede o desempenho nos primeiros anos da alfabetização.


Também cresceu o percentual de estudantes classificados como leitores iniciantes e fluentes, de 38% no início do ciclo para 76% ao final da avaliação, variação de 38 pontos percentuais.


A Secretaria de Educação atribui os resultados a ajustes pedagógicos adotados a partir do segundo semestre, com reforço pedagógico e maior monitoramento do processo de alfabetização.


Segundo a gestão municipal, os indicadores refletem estratégia de acompanhamento sistemático e reorganização das práticas pedagógicas, colocando Ilhabela entre os municípios com maior avanço no Litoral Norte.

Os dados integram o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que avalia alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, com participação de cerca de 99% dos estudantes no município.


Segundo a pasta, os resultados orientam novas intervenções pedagógicas, com continuidade das ações e acompanhamento individualizado no próximo ciclo escolar.

 

Comentários


Post: Blog2_Post
icon_Prancheta 1.png

©2021 Expressão Caiçara. Todos os direitos reservados

bottom of page